Setor de celulose e papel deve impulsionar a demanda por tanques de PRFV, avalia Tecniplas

Setor de celulose e papel deve impulsionar a demanda por tanques de PRFV, avalia Tecniplas

Empresa é a maior fabricante brasileira de reservatórios de Plástico Reforçado com Fibras de Vidro

A continuidade da expansão do setor de celulose e papel, na esteira da demanda internacional aquecida, e a tão esperada definição no campo político, o que deve contribuir para a retomada econômica. Essas são as expectativas para 2018 da Tecniplas, maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais em compósitos de PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro).
“As plantas de celulose e papel especificam equipamentos mais complexos e de alto valor agregado, em linha com o que estamos acostumados a produzir. E a estabilidade política tende a deixar as empresas mais seguras para investir”, comenta Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas. Ele ressalta, porém, que é difícil cravar um percentual de crescimento nas vendas da empresa. “Mas não deve ser nada substancial. A tendência é de melhora mais acentuada a partir de 2019”.
Ano passado, apesar da recessão econômica, a Tecniplas conseguiu manter estável o seu nível de faturamento. A receita? Fortalecer a presença em nichos da indústria química, como o de fertilizantes. “O Brasil se tornou referência nessa área, e os projetos de expansão ocorridos em 2017 nos ajudaram em termos de volume de pedidos”. Apesar da boa fase vivida por esse segmento, o principal fornecimento da Tecniplas no ano passado foi para uma empresa de alimentos. “Trata-se de um tanque monolítico de 400 m³, o maior reservatório de PRFV produzido em uma peça única no Brasil”.
O mercado de saneamento, por sua vez, manteve o ritmo bastante lento dos anos anteriores, observa o diretor da Tecniplas. O único destaque ficou por conta de um fornecimento para a Casan – dois tanques monolíticos de 250 m³ cada. “A Tecniplas jamais deixa de lado a preocupação com a qualidade dos seus equipamentos, o que nem sempre acontece na cadeia de fornecedores que atendem o setor de saneamento”, completa.
Fundada em 1976, a Tecniplas mantém uma fábrica de 32 mil m² em Cabreúva, no interior de São Paulo. Seus produtos são consumidos pelas indústrias de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico.

Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Fonte: SLEA Comunicação