ALMACO lança curso sobre “Segurança em plantas de compósitos”

ALMACO lança curso sobre “Segurança em plantas de compósitos”

A Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) lança curso de capacitação e treinamento sobre Segurança em plantas de compósitos. A indústria dos materiais compósitos inclui três grandes áreas de atuação: Polímeros, Metais e Cerâmica. O Curso em referência trata com profundidade tópicos de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente neste segmento da indústria conhecido como Materiais Compósitos de Matriz Polimérica, cujos componentes por estrutura orgânica com Carbono, Nitrogênio e Hidrogênio entre outros, podem causar reações adversas e extremamente perigosas por desprendimento de calor e formação violenta de  subprodutos de reação danosos e irreversíveis às pessoas e ambiente como flora e fauna, se indevidamente manipulados ou descartados.

Objetivo & Público Alvo:

Informação e conscientização de SSMA aos colaboradores direta ou indiretamente envolvidos em processos industriais, preparações e misturas, qualidade, segurança e meio ambiente, movimentação e estocagem de materiais, serviços de manutenção, limpeza e descarte de inservíveis.

Segmentos Industriais:

Ênfase em Materiais Compósitos, Termoplásticos e Elastômeros, Adesivos e Pintura.

Programa:

– Segurança Química e Normas Técnicas (OHSAS18001)

– Incompatibilidade Química – FISPQ’s e Riscos adversos de estocagem e manuseios inadequados.

– Inventário e Mapeamento de unidades de produção, desenvolvimento e laboratórios.

– Análises de Risco e Potenciais Atos Falhos – Atenção especial a Peróxidos e Promotores Químicos de reação.

– Incêndio – Como e Por que ocorrem, como evitar, Técnicas 5S.

– Procedimentos de Emergência.

– Debates

Docente: Waldomiro Moreira – Mini Currículo

Professor Universitário com formação em Engenharia Química e Segurança do Trabalho. Pós-graduação em Compósitos, Termoplásticos e Elastômeros Mestrado em Ciência da Computação. Mais de 44 anos de atividade no segmento.

 

Empresas interessadas em levar este curso para suas plantas deverão entrar em contato através do telefone (11) 3719-0098 ou pelo e-mail: marketing@almaco.org.br