Fibermaq marca presença em congresso aeronáutico

Fibermaq marca presença em congresso aeronáutico

Líder brasileira em equipamentos para a moldagem de compósitos, um tipo de plástico de alto desempenho, a Fibermaq participará pela primeira vez do Congresso de Gestão Industrial e Tecnologia Aeronáutica (Cimatech), evento agendado para os dias 17-19/10, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José dos Campos (SP).

De acordo com Christian de Andrade, diretor da Fibermaq, a empresa vai reforçar no Cimatech a divulgação das máquinas da Autometrix, fabricante norte-americana de sistemas automatizados para o corte de tecidos especiais e prepregs. Em junho, a Fibermaq assumiu a distribuição dos produtos da Autometrix no Brasil.

“Há diversas oportunidades para esses equipamentos no mercado de aviação, um dos principais consumidores de tecidos de vidro e carbono que reforçam as peças de compósitos”, afirma Andrade.

No Brasil, a Fibermaq distribui as linhas Autometrix Advantage, Radium e Argon, cujas velocidades de corte variam de 0,60 m/s até 1,67 m/s – as duas últimas trabalham com até duas ferramentas de corte simultâneas. “Em uma hora, essas máquinas cortam a mesma quantidade de tecido que um operador leva de 8 a 16 horas para cortar manualmente”. A largura dos modelos standard é de 1,60 m, mas pode chegar até 3,80 m, enquanto o comprimento máximo é de 17 m.

Aliado ao ganho de produtividade, os equipamentos da Autometrix têm como diferencial a presença do software de agrupamento (nesting) e design PatternSmith. Bastante intuitivo e apto a receber arquivos de Drawing Exchange Format (DXF) – podem ser gerados por softwares populares de desenho, como AutoCAD e SolidWorks –, o programa maximiza o aproveitamento de tecido, o que é muito bem-vindo quando se manipula materiais com preços elevados, a exemplo dos usados em peças de compósitos. “O conjunto formado pelo software e hardware também possibilita a realização de cortes extremamente complexos e com muita precisão”.

Comercializado à parte, o software CadShot Mobile permite que o usuário fotografe a peça com o celular e exporte a imagem diretamente para o programa, que reconhece o formato e realiza o plano de corte do tecido.

Fundada em 1978, na cidade de São Paulo, a Fibermaq é pioneira na fabricação de máquinas e acessórios para a moldagem de compósitos, epóxi e adesivos em geral. Ao longo desse período, mais de 5.000 laminadoras, gelcoateadeiras, injetoras de RTM e máquinas de enrolamento filamentar, entre outras, foram comercializadas pela empresa no Brasil e em toda a América Latina.

Ano passado, a Fibermaq foi eleita pela quinta vez consecutiva Top of Mind da Indústria de Compósitos na categoria “Equipamentos”. Organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o Top of Mind é o principal prêmio do setor.

Para mais informações, acesse www.fibermaq.com.br

FONTE: SLEA Comunicação