Montadoras participam de evento promovido pela ALMACO

Montadoras participam de evento promovido pela ALMACO

Encontro aconteceu na semana passada, em São Paulo

Na última quinta-feira (14), em São Paulo, a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) promoveu um evento sobre criatividade e novas tecnologias que reuniu cerca de 50 representantes das principais montadoras de veículos leves, pesados e agrícolas. “Foi o primeiro encontro do nosso setor a falar diretamente com o usuário final dos compósitos”, afirma Gilmar Lima, presidente da ALMACO.

Lima deu início às atividades com a apresentação da palestra “Inovação e criatividade no mundo dos compósitos”. Além de descrever cases de sucesso de aplicação do material – inclusive, o recém-lançado Núcleo Úmido, solução construtiva criada pela G12 Innovation –, o presidente da ALMACO falou sobre mercado, gestão e modelos de negócio.

Na sequência, Jerome Raynal, executivo do conglomerado francês IS Group, detalhou as características do Fast RTM, processo que possibilita a fabricação em larga escala de peças complexas de compósitos. “Trata-se de uma combinação entre o RTM de alta pressão e a tecnologia de compressão. Ao somar o que ambas têm de melhor, conseguimos desenvolver um sistema que permite produzir, em ciclos de dois minutos, peças sem rebarbas e prontas para a pintura”.

Resultantes da combinação entre polímeros e fibras, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, associados à liberdade de design. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d’água e tubos a peças de barcos, ônibus, trens e aviões.

Fundada em 1981, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

 

Para mais informações, acesse www.almaco.org.br

Fonte: SLEA Comunicação