Produção industrial se recupera em maio, informa CNI
O índice de evolução da produção industrial registrou 52 pontos em maio, sugerindo recuperação da atividade do setor em relação à queda observada em abril, aponta a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (24). O indicador também melhorou na comparação com maio de 2024, quando marcou 47,4 pontos.
“É um quadro positivo para o mês de maio, mas que vem após uma sequência de resultados não tão positiva. Não mostra, portanto, que a atividade vai melhorar significativamente”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Por outro lado, o índice que mede a evolução do número de empregados registrou 49,6 pontos. Foi o terceiro mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo da linha de 50 pontos, demonstrando que os empresários percebem queda na quantidade de trabalhadores frente ao mês anterior. Ainda assim, o recuo foi menor que o observado nos meses de maio de 2024 e de 2023.
Em maio, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) cresceu um ponto percentual, passando de 69% para 70%. Esse patamar supera a UCI registrada no mesmo período de 2024 e de 2023, aponta o levantamento.
Já os estoques de produtos acabados avançaram em maio em relação a abril. Pela primeira vez desde novembro de 2023, voltaram a superar o patamar planejado pelos empresários industriais.
Fonte: Portal da Indústria