Novo Porto de Aracruz tem operação prevista para 2026
O Grupo Imetame está construindo do zero um terminal portuário multiuso em Aracruz (ES), com objetivo de abrir uma nova rota de embarque de cargas na costa brasileira. A um custo de R$ 2,7 bilhões, o terminal começou a ser construído em 2021. Para a primeira fase de operação, prevista para o segundo semestre de 2026, o porto contará com estrutura de cais com dois berços de contêineres e capacidade de movimentar até 300 mil contêineres. O porto da Imetame Logística será um complexo de terminais privados com administração portuária própria, incluindo terminais para contêineres, grãos, carga geral e granéis líquidos.
Segundo a companhia, os investimentos foram iniciados com recursos próprios e por meio de parcerias firmadas que garantem o capital investido na maior parte da obra, visando que o projeto seja fully funded. R$ 500 milhões foram financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), uma vez que a cidade de Aracruz faz parte da Sudene. Durante o pico das obras está prevista a geração de 650 empregos diretos e 300 indiretos. No início das operações, cerca de 350 diretos e, com o crescimento do volume de cargas e concluídas todas as etapas do terminal, com o porto alcançando sua capacidade máxima, a empresa estima 1.100 empregos diretos e e 1.000 postos de trabalho indiretos.
O terminal terá profundidade de 17 metros e poderá receber navios de longo curso, com calado de até 16,5 metros, permitindo a operação de embarcações de grande porte que hoje ainda não operam no Brasil, como a nova geração de navios conteineiros New Post Panamax, com capacidade de 14.000 TEUs (unidade equivalente ao tamanho de um contêiner de 20 pés), além de ter capacidade para receber navios Capesize, com até 180.000 toneladas de capacidade.
De acordo com Anderson Carvalho, diretor de operações do Imetame Logística Porto, as obras seguem avançando. “Já construímos o Quebra-mar Norte (com 1.100 m) e está sendo finalizada a primeira etapa do Quebra-mar Leste (com 2.300 m), que exige a movimentação de cerca de 5 milhões de toneladas de rochas”, afirma. “Além disso, está sendo feita a dragagem com equipamentos próprios, a 12 m de profundidade e avançando para os 17 m de profundidade de projeto. Também avançou a construção do cais do Terminal de Contêiner, que alcançou 350 m de estacas cravadas, com a previsão de que, no final deste ano, 450 m de cais estejam prontos para os primeiros testes de atracação no início de 2026”, completa.
Fonte: Revista O Empreiteiro