Produção de veículos cresce 9,7% e Brasil volta ao top 10 global
O setor automotivo brasileiro registrou resultados expressivos em 2024, consolidando uma alta de 9,7% na produção de veículos em comparação ao ano anterior. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o país produziu 2,55 milhões de autoveículos, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. O desempenho colocou o Brasil de volta à oitava posição no ranking global de produção, superando a Espanha.
Os emplacamentos também tiveram forte expansão, alcançando 2,635 milhões de unidades, um crescimento de 14,1% em relação a 2023. Este aumento foi significativamente superior à média global de 2%. O recorde histórico foi observado na soma de vendas de veículos leves, novos e usados, que totalizou 14,2 milhões, evidenciando o aquecimento do mercado interno.
De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, a alta reflete uma demanda reprimida por transporte individual, impulsionada por melhores condições de financiamento. “Houve um aumento de 36% nas concessões de crédito para veículos novos e usados, o que contribuiu diretamente para o crescimento das vendas”, afirmou.
A retomada do mercado interno foi acompanhada por maior participação de veículos importados. Com 466,5 mil emplacamentos, as importações cresceram 33% no ano, em grande parte devido à entrada de veículos eletrificados, especialmente de origem chinesa. Esse aumento, no entanto, acendeu um alerta para o setor. “É necessário reequilibrar as exportações e importações para evitar um novo déficit na balança comercial em 2025”, destacou Leite.
As exportações de veículos encerraram 2024 em 398,5 mil unidades, mantendo-se estáveis em relação ao ano anterior. O segundo semestre foi crucial para compensar o desempenho mais fraco do início do ano, impulsionado por maiores embarques para a Argentina e o Uruguai, que compensaram a queda nas exportações para outros países da América Latina.
A Anfavea vê 2025 como um ano de potencial recuperação nos embarques internacionais, mas alerta para a necessidade de diversificação de mercados e maior competitividade no setor. O setor automotivo brasileiro inicia 2025 com otimismo moderado, baseado nos avanços do ano anterior e em sinais de estabilização econômica. Entretanto, desafios persistem, como a necessidade de expandir o mercado de eletrificados, promover maior equilíbrio na balança comercial e enfrentar a concorrência global.
Fonte: O Estado CE