Ciclo virtuoso para o mercado de máquinas
Mesmo com vários desafios pelo caminho, o mercado de máquinas e equipamentos para construção e mineração vem retomando a confiança no Brasil, podendo iniciar um novo ciclo virtuoso de crescimento no próximo triênio.
É o que mostram os dados parciais do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, que traz a revisão das perspectivas apontadas no final do ano passado.
Referente ao período de janeiro a junho de 2024, a sondagem é realizada a partir de dados de mais de 30 fabricantes e representantes, 30 construtoras e locadoras e 21 distribuidoras (“dealers”).
No que se refere ao resultado real em volume de negócios (comparado ao planejado no início do ano), os dados indicam que o semestre foi “melhor” para 12% das empresas, “mais ou menos igual” para 44% e “pior” para outras 44%.
“Ou seja, apenas 56% das empresas ultrapassaram as metas no 1º semestre deste ano, contra 76% no ano passado completo (que indicou 20% como ‘melhor’ e 56% como ‘muito melhor’), em uma queda de 20 p.p. no indicador ano a ano”, aponta o engenheiro Mario Miranda, consultor da Sobratema e coordenador do trabalho.
No comparativo, o resultado “pior que o esperado” indicado por 44% das empresas contrasta com o dado de 24% nesse quesito levantado no ano passado, novamente com 20 p.p. de variação na comparação anual.
Ainda como comparativo, no início do ano 88% das empresas tinham expectativa de obter um resultado “melhor” (44%), “muito melhor” (6%) ou “igual” (38%) em relação a 2023.
“Quando se analisa o resultado real de negócios versus o planejado, observa-se uma diferença nítida”, diz o analista.
Fonte: Revista M&T