Empresas investem em fábricas de baterias para elétricos na Europa
Países da Europa têm atraído fabricantes de baterias de veículos elétricos para investir em produção local no continente, ao passo que montadoras como Volkswagen e Stellantis buscam reduzir a dependência da Ásia e vencer a corrida por subsídios verdes com os EUA.
Países asiáticos se destacam na produção de baterias. O Japão, por exemplo, revelou recentemente que vai conceder benefícios para a produção e também para novas fábricas de semicondutores. Enquanto a Coreia do Sul planeja investir US$ 15,1 bilhões no desenvolvimento de tecnologias avançadas de baterias até 2030.
Grande parte dos investimentos das empresas em baterias para elétricos na Europa se concentram na Alemanha. A sueca Northvolt disse que irá investir de € 3 bilhões a € 5 bilhões na construção de uma fábrica de baterias para elétricos no estado de Schleswig-Holstein.
A fabricante impôs como condição a aprovação de subsídios, estimados pela agência de notícias Reuters em mais de € 600 milhões.
Já a Volkswagen pretende construir seis fábricas de baterias na Europa, com 240 gigawatts de capacidade, até 2030. A produção em sua primeira unidade de baterias em Salzgitter começará em 2025.
A Basf tem em andamento a construção de uma fábrica de materiais para baterias na cidade oriental de Schwarzheide, em Brandemburgo. Enquanto a US Microvast desenvolve sua linha de produção em Ludwigsfelde, ao sul de Berlim.
A Automotive Cells Company (ACC), joint venture da Stellantis, Mercedes-Benz e TotalEnergies, planeja gastar mais de € 7 bilhões em três mega fábricas na Europa, com capacidade de 40 gigawatts cada, até o fim da década. Uma delas ficará em Kaiserslautern, no estado ocidental da Renânia-Palatinado.
Fonte Automotive Business