Eve formaliza processo para certificação do eVTOL junto à Anac

Eve formaliza processo para certificação do eVTOL junto à Anac

Empresa pertencente à Embraer, a Eve formalizou junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto do eVTOL (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing), o veículo aéreo elétrico de pouso e decolagem vertical.

Com isso, a Eve oficializa o compromisso perante a agência de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação.

O eVTOL seguirá o processo de obtenção do Certificado de Tipo de aeronave classificada como “categoria normal”, considerando requisitos aplicáveis estabelecidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil n°23 e outros requisitos adicionais acordados com a Anac.

A Eve, com o apoio da Anac, dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do Certificado de Tipo de acordo com a sua estratégia global de negócio.

“É um momento importante, que demonstra o compromisso da empresa em desbravar o futuro da mobilidade aérea urbana. O processo que se inicia tem como objetivo alcançar os melhores padrões de segurança, de forma a permitir o acesso do eVTOL ao mercado global”, disse Roberto Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da Anac.

Fonte: O Vale