Armacell comercializa produto inovador para a indústria náutica

Armacell comercializa produto inovador para a indústria náutica

A indústria náutica no Brasil tem contado com um novo material leve, resistente, estrutural, estável, que não absorve umidade e, além de tudo, com preço bastante competitivo. Essa tecnologia é a Espuma Estrutural em PET (polietileno-tereftalato), ArmaPET Struct, um material termoplástico 100% reciclável desenvolvido pela Armacell. Trata-se de um elemento amplamente conhecido na forma de garrafas PET – as mesmas de refrigerantes e garrafas de água mineral, por exemplo.

A proposta de utilização das espumas em PET em embarcações se dá em partes da estrutura, mais especificamente nas “longarinas” e “cavernas” (estruturas longitudinais e transversais localizadas ao longo do casco produzidos em compósitos dando apoio estrutural ao barco), nos decks (o “piso” da embarcação) e nas paredes internas.

“O produto PET está começando a entrar no mercado náutico e com o aumento da produção de embarcações no Brasil, principalmente depois do período da pandemia, existe um grande potencial de vendas”, afirma Rogério Sanches, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Armacell, empresa fornecedora para a indústria de isolamentos térmico e acústico e de compósitos.

Crescimento do mercado náutico

O gerente da Armacell se refere ao benefício que o mercado náutico acabou obtendo pelo novo estilo de vida imposto à população devido à Covid-19. A necessidade do isolamento social e o fechamento dos aeroportos levaram um segmento importante de pessoas a procurar no mar uma forma de lazer seguro e até de permanência.

As vendas de barcos apresentaram um crescimento de 20% no último ano, se comparado a 2019, conforme dados da Associação Brasileira de Barcos (Acobar). A tendência de crescimento constante continua neste ano e deve permanecer em 2022.

“Visitei alguns estaleiros recentemente e fui informado sobre as encomendas de novos barcos a serem entregues no ano que vem. A previsão é que o mercado cresça por volta de 10%”, destaca Sanches. De um modo geral, considerando o período de crise econômica no país, trata-se de um desempenho bastante expressivo.

Uma das estratégias da Armacell, continua Sanches, para ampliar sua fatia no fornecimento ao mercado náutico é a associação com distribuidores e parceiros comerciais que são grandes conhecedores do segmento náutico no país.

“São empresas muito atuantes e influentes, incluindo treinamento de profissionais e grandes formadoras de opinião no segmento”, completa Sanches.

Fonte: Armacell