Gatron fabrica defletores do caminhão-conceito Efficiency Concept Truck

Gatron fabrica defletores do caminhão-conceito Efficiency Concept Truck

O caminhão do futuro conta com defletores laterais e traseiros fabricados pela Gatron, empresa paranaense especializada na transformação de compósitos, um tipo de plástico de engenharia.
Denominado Efficiency Concept Truck, o veículo-conceito criado pela Volvo serviu de plataforma para a antecipação de novas tecnologias, entre elas, a de um rodotrem basculante uma tonelada mais leve que os convencionais desenvolvido pela Randon Implementos. É nesse rodotrem, chamado de Concept Truck, que foram instalados dois defletores laterais e três traseiros produzidos pela Gatron.
“Nossa equipe de engenharia atuou bem próxima ao time da Randon para chegar ao melhor resultado em termos de design aerodinâmico e peso dos defletores”, afirma Camila Scarmin, gerente comercial da Gatron.

Fabricados pelos processo de infusão, os defletores têm 1,8 m (laterais) e 2,4 m de comprimento (traseiros). “A infusão possibilitou a moldagem com alto teor de fibras de vidro. Ou seja, conseguimos produzir componentes leves e muito resistentes. Além disso, mantivemos fielmente as linhas do design da peça, o que fez toda a diferença no projeto final”, salienta Camila.

Um dos principais desafios desse projeto, observa a gerente comercial da Gatron, ficou por conta da produção de moldes que reproduzissem exatamente o design sinuoso dos defletores. “O fato de contarmos com a operação 100% verticalizada foi determinante para que tivéssemos sucesso na transformação de desenhos em peças prontas para serem instaladas no caminhão”, completa.

Fonte: SLEA Comunicação