Parceria entre Marbocote e FCI amplia opções de desmoldantes no Brasil

Parceria entre Marbocote e FCI amplia opções de desmoldantes no Brasil

Produtos são consumidos por dezenas de setores, a exemplo de pneumáticos, fundição, plásticos, madeira, borracha, poliuretano e compósitos

Barueri, SP – Iniciada em 2016, a parceria entre a brasileira FCI e a inglesa Marbocote, ambas fabricantes de desmoldantes, chega agora a um dos pontos mais altos. A Marbocote acaba de inaugurar uma unidade em Valinhos (SP), a primeira fora do Reino Unido. Com isso, nacionalizará as resinas usadas como bases dos desmoldantes. A FCI, que fabricava os produtos da Marbocote sob licença, deixará de importar as principais matérias-primas, o que resultará em redução de custo e, naturalmente, maior poder de negociação com os seus clientes.

“Apesar da crise causada pela pandemia, estamos bastante otimistas. Já vínhamos obtendo bons resultados, mas agora, com o acesso local às resinas, conseguiremos oferecer ao mercado brasileiro opções de desmoldantes que combinam qualidade reconhecida globalmente e viabilidade em termos de custos”, comenta Ana Clara Cordeiro, diretora comercial da FCI.

De acordo com Ian Snowdon, diretor da Marbocote, a unidade de Valinhos será dedicada ao desenvolvimento de produtos, com foco sobretudo no mercado automotivo. “Enxergamos grandes oportunidades no Brasil. Somada à planta já operada pela FCI, passaremos a ter um hub de produção de desmoldantes no país com estrutura e tecnologia globais”.

Na mira da FCI, detalha Ana Clara, aparecem sete principais segmentos de mercado: fundição, poliuretano, borracha, pneumáticos, madeira, plásticos e compósitos. “De saída, oferecemos um portfólio com 150 desmoldantes, entre semipermanentes, isentos de silicone, à base de água ou solvente. No entanto, a fabricação local nos permite customizar quantas formulações forem necessárias”, salienta.

A depender do volume, a comercialização dos desmoldantes da FCI acontece através da Redelease, tradicional distribuidora de produtos químicos, com destacada atuação no segmento de compósitos – um tipo de plástico de alta performance. “Temos um histórico de trinta anos de fornecimento de especialidades, e os desmoldantes semipermanentes são um dos principais exemplos de produtos com esse perfil”, afirma Rubens Cruz, sócio-diretor da Redelease.

**********


Sobre a FCI
Situada em Barueri (SP), a FCI é uma empresa especializada na fabricação de desmoldantes e produtos anticorrosivos, bem como no fornecimento de adesivos estruturais. São especialidades químicas consumidas por indústrias que processam diversos tipos de materiais, com destaque para borracha, metal, pneumáticos, compósitos e termoplástico. Para saber mais, acesse www.fci.ind.br.

Sobre a Marbocote
Líder global em desmoldantes, a Marbocote (Middlewich, Inglaterra) fabrica e distribui uma ampla gama de agentes desmoldantes de alta tecnologia. Seus principais consumidores são os segmentos de moldagem de compósitos e borracha. Para mais informações, acesse www.marbocote.co.uk.

Sobre a Redelease
Fundada em 1990, a Redelease é uma das maiores distribuidoras de especialidades químicas do Brasil. Seu portfólio é formado por mais de mil itens, entre resinas termofixas, reforços mecânicos (fibras de vidro, por exemplo), desmoldantes semipermanentes, adesivos estruturais, peróxidos orgânicos e tintas de alta performance. Com sede administrativa em Barueri, a Redelease conta com onze unidades licenciadas (Redecenter) distribuídas nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Ubatuba, São José do Rio Preto, Volta Redonda, Joaçaba, Joinville e Chapecó. Para mais informações, acesse www.redelease.com.br.