Siemens Gamesa fecha venda de 471 MW em turbinas eólicas para usinas da Neoenergia

Siemens Gamesa fecha venda de 471 MW em turbinas eólicas para usinas da Neoenergia

SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de equipamentos de energia eólica Siemens Gamesa fechou contrato para fornecer 471 megawatts em turbinas a usinas que serão implementadas na Paraíba pela Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, segundo comunicado da companhia nesta quarta-feira.

Modelo de turbina de vento da Siemens Gamesa em Zamudio, na Espanha 20/06/2017 REUTERS/Vincent West

O negócio é o maior contrato já fechado pela companhia no mercado brasileiro e segue-se a outro acordo de grande porte anunciado nesta semana pela fabricante, uma venda de 163 megawatts em máquinas fechada junto à francesa Voltalia.

Patrocinado

A Siemens Gamesa não revelou o valor da transação, mas o contrato envolve 136 turbinas modelo SG 3.4-132 e o comissionamento dos equipamentos, que serão utilizados em 15 parques da Neoenergia, do complexo eólico Santa Luzia.

“É um marco na história do setor eólico brasileiro, pois é um dos maiores contratos de turbinas já realizados neste mercado”, disse em nota o CEO da Siemens Gamesa nas Américas, José Antonio Miranda.

A Siemens Gamesa, que está há oito anos no mercado eólico brasileiro, disse que já instalou mais de 3 gigawatts em turbinas no país, o que a coloca atualmente em segundo lugar no ranking local de fabricantes, segundo dados da consultoria MAKE, com uma participação de mercado de cerca de 24 por cento.

Logo após um leilão de projetos de geração no final do ano passado, a Reuters informou, com base em fontes com conhecimento do assunto, que a Siemens Gamesa estava negociando contratos para ao menos 500 megawatts em empreendimentos, incluindo parques da francesa Voltalia e Neoenergia

 

Fonte: Redação Reuters