Missão e objetivos

A partir do aprimoramento dos recursos técnicos e humanos, o Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM) tem a missão de promover e expandir a indústria latino-americana de materiais compósitos.

São os objetivos do Cetecom:

  • Capacitar as empresas do setor a gerir de forma adequada o seu esforço tecnológico, bem como aprimorar a capacitação dos seus quadros técnico e operacional;
  • Desenvolver pesquisas tecnológicas que avancem a fronteira do conhecimento aplicado ao segmento de compósitos, por meio da criação de novos produtos, processos, aplicações e equipamentos;
  • Criar ferramentas para facilitar o acesso do setor a outras fontes de conhecimento relevantes no Brasil e no exterior;
  • Apurar o senso de responsabilidade ambiental e social da cadeia produtiva de compósitos;
  • Articular uma rede nacional de competências e serviços tecnológicos;
  • Melhorar a qualidade dos produtos já existentes, mediante assessoria técnica às empresas ao longo dos processos de certificação;
  • Promover ativamente o acesso, principalmente de pequenas empresas, à infraestrutura do IPT, auxiliando-as na melhoria de seus produtos mediante a prestação de serviços de ensaios e análises;
  • Contribuir para a inovação no setor, em particular mediante o apoio às empresas do segmento de compósitos;
  • Incrementar o capital social do setor, facilitando sua modernização e eficiência coletiva.

Compósitos

 

Conhecendo o Compósito
Compósitos são materiais de moldagem estrutural, formados por uma fase contínua polimérica (matriz) e reforçada por uma fase descontínua (fibras) que se agregam físico-quimicamente após um processo de crosslinking polimérico (cura). Normalmente a fase descontínua é formada por fibra de vidro, aramida ou de carbono dependendo da aplicação final. A fase polimérica é geralmente composta por uma resina termofixa do tipo poliéster insaturada (ortoftálica, tereftálica, isoftálica ou bisfenólica), dissolvida em solvente reativo como estireno ou ainda uma resina éster vinílica ou epóxi. Resinas especiais como as fenólicas, de poliuretano e de silicone são utilizadas em aplicações especiais. Na moldagem destas duas fases ocorre um crosslinking polimérico através de um processo de cura, que acopla as duas fases proporcionando ao material final propriedades especiais que definem sua moderna e ampla aplicabilidade. Leveza, flexibilidade, durabilidade, resistência, adaptabilidade são algumas das propriedades que garantem aos compósitos o título de produto do futuro. Engenheiros, técnicos, procuram cada vez mais os compósitos como solução para seus projetos de engenharia. Estado Unidos, Japão, Canadá, Europa e Brasil, têm no compósito um mercado em franca expansão, como dizem os parisienses: “Les composites ont les vents en poupe”.

Leveza e facilidade de transporte
Devido ao peso específico das resinas e das fibras de reforço, os produtos fabricados a partir dos compósitos apresentam um baixo peso específico. Devido a esta e a outras propriedades características dos materiais compósitos é que eles são amplamente utilizados nos setores de aeronáutica, naval, automobilístico e outros.

Resistência química
Os compósitos apresentam excepcional inércia química, o que permite sua utilização em uma ampla gama de ambientes agressivos quimicamente. Além disso aditivos especiais e resinas específicas estão à disposição dos técnicos para solucionar aplicações que requeiram propriedades além das usuais.

Resistência às Intempéries
Umidade, vento, sol, oscilações térmicas tem baixa ação prejudicial sobre os compósitos. E quando características não usuais são requeridas, aditivos como protetores de UV, agentes anti-dust, resinas especiais são amplamente utilizáveis.

Flexibilidade Arquitetônica
Os compósitos tem uma grande vantagem sobre outros materiais estruturais, pois moldes com formas complexas são facilmente adaptáveis aos processos em utilização. Curvas, formas diferenciadas, detalhes arquitetônicos das empresas de materiais compósitos.

Durabilidade
O compósito, devido à sua composição e ao crosslinking polimérico formado durante o processo de moldagem, apresenta como característica uma alta durabilidade.

Fácil Manutenção
Os compósitos além de sua longevidade tradicional, apresentam fácil e simples técnicas de reparo e manutenção

Resistência Mecânica
Devido às suas características e à variedade de combinações que podem ser realizadas entre as resinas e os materiais de reforço, os compósitos apresentam uma excelente resistência mecânica que possibilita a sua utilização em aplicações no setor de aeronáutica, naval, automobilístico e outras.

Feito sob medida
Compósitos são sinônimos de produtos feitos sob medida. Decidir pela utilização de um compósito é ter à sua disposição a possibilidade de resolver seus problemas de engenharia com um produto feito sob medida, isto é, um produto fabricado na medida certa e exata de sua necessidade.