A Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) já deu início à produção do livro “Compósitos 3”, que fecha a trilogia “Compósitos” iniciada em 2008. A publicação, cujo lançamento foi dia 09/11/2010, que reuniu centenas de exemplos de aplicações do material nos seguintes mercados: construção civil, energia eólica, transporte (veículos pesados), automotivo (veículos leves), náutico, aeroespacial, agronegócio, implementos rodoviários, corrosão, blindagem, infraestrutura e lazer.
“Bastante ilustrativo, o livro funcionará como um grande guia dos possíveis usos dos compósitos”, afirma Gilmar Lima, presidente da ABMACO. Segundo Lima, a nova publicação deve ajudar os fabricantes a convencerem seus potenciais clientes sobre a flexibilidade e o excelente desempenho do material. “Enquanto os dois primeiros volumes concentraram-se nas descrições das matérias-primas e processos, o terceiro terá uma abordagem bem mais mercadológica, comenta. A propósito, “Compósitos 1” e “Compósitos 2” estão à venda na Livraria Cultura e no site da associação.
Além das aplicações, o “Compósitos 3” trará um minidicionário contendo os principais termos usados pela indústria, bem como dimensionamentos dos mercados brasileiro, norte-americano, europeu e asiático. “Apresentaremos ainda um estudo relacionado à sustentabilidade do material e um trabalho que mostrará a importância do design como ferramenta para diferenciar as empresas que transformam os compósitos”.
O novo livro da ABMACO também chama a atenção por ser a primeira publicação técnica editada no Brasil no formato 3D – a capa e as páginas que dividem cada capítulo contarão com esse recurso. “Tem tudo a ver com a mensagem que queremos transmitir ao mercado, isto é, sempre associar os compósitos à tecnologia de ponta”, observa Lima.
Ao dar forma a mais de 40.000 produtos em todo o mundo, os compósitos combinam leveza e extrema resistência. No Brasil, a construção civil lidera o seu consumo, seguida pelas indústrias de geração de energia – eólica, principalmente – e transporte. Em 2009, o setor representado pela ABMACO movimentou R$ 2,24 bilhões, cifra que deve crescer, conforme estimativa da associação, pelo menos 10% este ano.

© 2017 ALMACO. Todos os direitos reservados.

Click Me