Volvo lança chassi de ônibus elétrico global 90% reciclável

Volvo lança chassi de ônibus elétrico global 90% reciclável

A Volvo Buses apresentou na segunda-feira, 27, seu novo chassi de ônibus elétrico para mercados globais de olho no crescente mercado da eletromobilidade nos grandes centros urbanos.

Revelado na Europa, o Volvo BZL Electric foi projetado para operar com um ou dois andares, oferecer diversas opções para encarroçadoras e ter grande flexibilidade na hora de recarga: ele pode tanto receber carga de rápida de alta potência (OppCharge, para até 300 kW), como carga lenta (CCS, até 150 kW) no abastecimento na garagem.

“Estamos comprometidos em liderar a transformação de nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável. Com o lançamento do novo Volvo BZL Electric, nossa ambição é oferecer o sistema de ônibus elétrico mais responsável do planeta, com foco em sustentabilidade, segurança e confiabilidade”, disse Anna Westerberg, presidente da Volvo Buses.

A sustentabilidade do projeto fica mais evidente no fato de que o novo modelo foi desenvolvido para ser 90% reciclável. “Temos a perspectiva de todo o ciclo de vida de nossos produtos e assumimos a responsabilidade pelo impacto ambiental do início ao fim. Isto significa que garantimos que os componentes, manufatura, operação e reciclagem atendam os mais altos padrões ambientais”, garante Anna.

Produzido pela própria Volvo, o motor elétrico de 200 kW trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de duas marchas. O recurso aumenta o torque em baixas velocidades e reduz os picos de corrente, o que ajuda a diminuir o consumo de energia e aumentar a vida útil de motor e baterias. Há ainda a opção de equipar o chassi com um ou dois motores. Suas baterias têm capacidade de armazenagem de 470 kWh.

No campo da segurança, o novo ônibus traz a mais recente tecnologia conectada da empresa, o Volvo APP Bus Connect, que permite ao operador definir com antecedência algumas zonas seguras de tráfego, como próximo a escolas e em terminais, onde ele pode definir qual é a velocidade máxima para o local.

Fonte: Automotive Business