Estudo da Bain & Company destaca os maiores desafios da indústria química brasileira

Estudo da Bain & Company destaca os maiores desafios da indústria química brasileira

A Bain & Company publicou estudo comparando os entraves e as oportunidades da indústria química no Brasil em comparação a alguns dos principais concorrentes internacionais.

O estudo aponta cinco fatores estruturais que conferem competitividade e auxiliam no desenvolvimento da indústria química de um país: demanda interna, disponibilidade local de matéria-prima, competitividade de custos de produção, infraestrutura e custo de capital e investimento. O Brasil está bem posicionado em dois destes fatores, mas possui lacunas em competitividade de custos de produção, infraestrutura e custo de capital e investimento. China, EUA e Índia, alguns dos países analisados na pesquisa são referências positivas nestes apontamentos.

Quinta maior indústria em PIB dentre as indústrias manufatureiras no mundo, a indústria química tem vendas brutas de mais de US$ 4 trilhões mundialmente. O segmento fornece insumos para diversos setores da economia, sendo a base de vários processos industriais e viabilizador da grande maioria dos produtos que consumimos atualmente.

Para ler o estudo completo, acesse www.abiquim.org.br.

Fonte: Abiquim