Energia eólica abastece todo o Nordeste durante um dia todo pela primeira vez

Energia eólica abastece todo o Nordeste durante um dia todo pela primeira vez

No dia 22 de julho, a energia eólica abasteceu todo o Nordeste durante um dia inteiro pela primeira vez. O recorde foi registrado pelo ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, com geração média diária de 11.399 MW médios, representando 102% da demanda do Nordeste naquele dia. O recorde de geração média diária anterior havia sido registrado no dia 21 de julho, com 11.094 MW médios e atendimento de 99,9%. O ONS já havia registrado recordes horários em que as eólicas abasteceram todo o Nordeste em horários específicos, mas num dia todo é a primeira vez que acontece.

 “Nós estamos na ‘Safra dos Ventos’, o período do ano de maior geração eólica e que vai até novembro. Ficamos, portanto, sempre esperando nossos recordes, mas este é especial: atender toda uma região do País durante um dia completo é um feito inédito, algo que nos enche de orgulho e nos dá ainda mais energia para trabalhar”, explica Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica.

A eólica é hoje a segunda fonte de geração da País. São mais de 19 GW de capacidade instalada, com mais de 720 parques e 8.550 aerogeradores em operação.

Fonte: ABEEólica