Construtora anuncia hotel espacial com gravidade artificial

Construtora anuncia hotel espacial com gravidade artificial

Uma empresa pouco conhecida do setor aeroespacial, a Orbital Assembly Corporation, dos EUA, anunciou que já detém toda a tecnologia para construir um hotel espacial em órbita da Terra.

E a proposta é ambiciosa: Construir uma estação espacial com gravidade artificial, muito parecida com a icônica estação do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Antes disso, porém, a empresa quer se firmar como a primeira “construtora espacial”, uma empresa de projetos e engenharia que pretende fazer no espaço tudo o que se espera de uma empreiteira: “Construir coisas no espaço”.

A primeira das tecnologias que a empresa apresentou é o DSTAR, sigla em inglês para Robô Demonstrador de Montagem de Treliças Estruturais.

“Assistir ao DSTAR montando a estrutura de treliça de seis toneladas e se expandir para o comprimento de um campo de futebol, como será no espaço, foi uma emoção para todos. Estamos no caminho certo para o nosso primeiro prazo de lançamento de missão, programado para 2023,” anunciou Tim Alatorre em uma nota à imprensa.

Não foram dados mais detalhes sobre o robô, mas a empresa já listou o seu cronograma para se tornar uma empreiteira espacial.

Os planos incluem lançar, já em 2023, uma missão de demonstração, na qual o robô será rebatizado de DSTAR para PSTAR, devido à troca do termo “Demonstrador” por “Protótipo”.

O PSTAR montará uma estrutura circular em treliça com 52 metros de diâmetro, que deverá se tornar o anel central do futuro hotel, que se chamará Estação Espacial Voyager.

Fonte: Engenharia Compartilhada