BYK oferece o primeiro aditivo certificado do mundo para usinas eólicas

BYK oferece o primeiro aditivo certificado do mundo para usinas eólicas

Como primeiro fabricante de especialidades químicas em todo o mundo, a BYK agora tem em seu portfólio um aditivo com certificação Germanischer Lloyd: BYK-C 8001. Isso significa que os fabricantes de turbinas eólicas podem usar o agente de acoplamento de polímero em seus sistemas de resina epóxi reforçada com fibra de vidro – um elemento importante na eficiência de recursos no mercado em expansão global de energia eólica.

Via de regra, as pás do rotor para turbinas eólicas são fabricadas em plástico reforçado com fibra de vidro, material para o qual a BYK fornece produtos há décadas. Uma única pá de rotor costuma pesar mais de quatro toneladas – e cada turbina eólica tem três dessas pás de rotor.

É aqui que entra o novo BYK-C 8001. O aditivo aumenta significativamente a resistência mecânica do material e, consequentemente, a robustez da pá do rotor, de forma que pás do rotor mais longas podem ser fabricadas com praticamente o mesmo peso. Como o mercado de energia eólica – assim como o mercado de aviação – somente utilizam recursos e matérias-primas certificados, a BYK decidiu solicitar a certificação do BYK-C 8001, realizada pela Germanischer Lloyd (DNV GL), certificadora reconhecida mundialmente.

Fonte: BYK