Projetos de construção devem contemplar sistemas de coberturas resistentes às chamas

Projetos de construção devem contemplar sistemas de coberturas resistentes às chamas

Os riscos de incêndio em edificações comerciais, industriais e públicas têm colocado o setor da construção civil em alerta. Um dos fatores dos recentes acontecimentos trágicos no Brasil é a falta de uma cultura de autossegurança. Além da manutenção preventiva, é essencial que o projeto de uma construção ou reforma contemple a utilização de materiais que sejam resistentes à propagação das chamas.

A cobertura das obras é um dos pontos mais críticos do projeto, que merece análise detalhada dos materiais de estrutura e acabamento a serem utilizados. “É essencial buscar produtos que sejam comprovadamente resistentes às chamas, reduzindo dessa forma os riscos de incêndio e oferecendo maior confiabilidade e segurança”, informa Dennis Malschitzky, diretor da Planefibra, que possui sistemas de coberturas com resistência às chamas.

 As telhas translúcidas da Planefibra podem ser fabricadas para atender as normas técnicas que estabelecem condições para dificultar a propagação de chamas no ambiente de origem de incêndio e não criam impedimento visual que dificulte a fuga dos ocupantes em situação de incêndio. “As matérias-primas utilizadas e os processos de fabricação das telhas asseguram alta confiabilidade, atendendo aos mais modernos e seguros projetos da construção civil”, destaca o gerente industrial Cyrus Muchalski.

A Planefibra, que atende o mercado nacional a partir de sua unidade industrial instalada em São Bento do Sul, Santa Catarina, também é uma das primeiras fabricantes nacionais a atender a norma ABNT NBR 16753, editada recentemente para certificar a produção de poliéster reforçado com fibras de vidro. A empresa trabalha com produtos laminados em PRFV – resina poliéster reforçada com fibra de vidro para garantir alto desempenho, além de atender aos princípios de sustentabilidade.

A empresa também inovou ao lançar no Brasil as telhas Termoplan, que oferecem ótimo aproveitamento de luz natural com isolamento entre os ambientes externo e interno. O sistema traz benefícios a construções comerciais e industriais, incluindo retrofit, através da incorporação de novas tecnologias para revitalizar edificações. O padrão das peças torna precisa, fácil e rápida a instalação das telhas. A Termoplan pode ser aplicada em ambientes climatizados, como home centers, escritórios, refeitórios, áreas industriais e centros esportivos e logísticos.

SOBRE A PLANEFIBRA

A Planefibra desenvolve e produz soluções em iluminação e ventilação natural para a construção civil e a indústria. Atende o mercado brasileiro e sul-americano com telhas translúcidas, telhas térmicas, venezianas industriais, chapas industriais e peças de injeção plástica. A companhia está instalada em São Bento do Sul, Santa Catarina, onde mantém uma infraestrutura capacitada ao desenvolvimento de novas tecnologias e à fabricação de produtos com altos índices de qualidade e produtividade, além de atendimento especializado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fones (47) 3634-0609 / 98403-2153

E-mail ivan@impulsocom.com.br

Jornalista Ivan Roberto Liebl

Impulso Comunicação – São Bento do Sul