Retomada do setor de petróleo gera impacto positivo na economia nacional e do Rio de Janeiro

Retomada do setor de petróleo gera impacto positivo na economia nacional e do Rio de Janeiro

 A alta do preço do barril de petróleo, que acaba de atingir o maior valor dos últimos quatro anos,  está impulsionando a retomada do setor de petróleo no Brasil e no Rio de Janeiro. Afetado tanto pela queda do valor do petróleo quanto pelas implicações da Operação Lava-Jato, o segmento de óleo e gás entrou em crise em 2014 e só começou a mostrar sinais de recuperação em 2018. De acordo com a 4E Consultoria, o setor de petróleo é responsável por 36% do total produzido pela indústria do Rio de Janeiro, o que significa que uma retomada do segmento contribui fortemente para a melhora da economia do estado.

De janeiro a agosto deste ano, a arrecadação total do país em royalties e participações especiais cresceu 62% em relação ao mesmo período de 2017, alcançando R$ 34,756 bilhões, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Ainda de acordo com a agência, o Rio de Janeiro, um dos estados mais afetados pela crise econômica nacional, além de problemas internos, é o que mais se beneficia, tendo recebido R$ 1,52 bilhão até julho.

A retomada do segmento este ano foi bem percebida nesta edição 2018 da Rio Oil & Gas, que encerrou na quinta-feira (27/09) no Rio de Janeiro, e é o maior evento do setor na América Latina, reunindo os principais operadores mundiais e toda a cadeia produtiva. É neste contexto que a RSM Brasil ACAL – membro da RSM International, a sexta maior empresa de Auditoria Independente  e Consultoria do mundo, presente em mais de 120 países – ofereceu, na última terça (25/09), um “Networking & Cocktail”, em parceria com o SEBRAE RJ, para mais de 200 convidados, entre eles representantes das Câmaras Internacionais de Comércio – como as do Reino Unido e EUA – e presidentes e altos executivos das maiores e mais influentes companhias de petróleo e gás do mundo.

“Com os novos leilões previstos para os próximos meses e a atual trajetória de alta do preço do barril, esta indústria voltou a planejar investimentos. É um setor estratégico no Brasil e, principalmente, no Rio de Janeiro tanto pelo dinamismo que é capaz de gerar na economia quanto pelo forte impacto na geração de valor e renda. É a primeira vez que a RSM Brasil ACAL realiza um evento deste porte na Rio Oil & Gas e foi muito importante para aprofundarmos o relacionamento com este público e reforçarmos nossa posição de especialistas na indústria junto à comunidade empresarial.”, afirma Carlos Gerhard, presidente da RSM Brasil  ACAL .

A retomada do setor de petróleo e gás tem potencial para impulsionar a economia dos estados e do país, impactando até na melhora dos serviços prestados pelo setor público. Para 2018, a expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a produção de petróleo no Brasil alcance a marca inédita de 1 bilhão de barris, 4% mais que em 2017.

 

Fonte: O petróleo