PRIMEIRO NO MUNDO: Controle inteligente para defeitos em tecidos multiaxiais de carbono

PRIMEIRO NO MUNDO: Controle inteligente para defeitos em tecidos multiaxiais de carbono

A SAERTEX lançou na JEC WORLD 2018 em Paris o SAERTEX® Smart Defect Control, uma inovação de processo exclusiva para seus tecidos multiaxiais de fibra de carbono para aplicação em produtos de alta qualidade.

Anteriormente, danos na superfície de tecidos técnicos (NCF) eram muito difíceis de serem detectados com alto grau de precisão. No entanto, o SAERTEX® Smart Defect Control examina a estrutura do tecido e revela lacunas (gaps), ondulações e outros possíveis desvios das especificações de seus clientes finais. Este processo globalmente exclusivo da SAERTEX, torna possível sujeitar os tecidos de carbono à garantia de alta qualidade (automatizada e contínua), sem que o processo de inspeção cause danos diretos aos materiais.

Durante o processo de produção, os tecidos de carbono da SAERTEX, são submetidos à medidas de controle de qualidade que satisfazem os exigentes requisitos da indústria aeroespacial, bem como outras aplicações industriais que requerem alto padrão de qualidade. Materiais de reforço multiaxial são estruturas têxteis compostas por múltiplas camadas unidirecionais que são dispostas umas sobre as outras em diferentes orientações e costuradas juntamente. Quanto mais necessária for a eficiência da aplicação desses materiais, mais importante será evitar qualquer tipo de dano.

Atualmente, o controle de qualidade dos materiais é composto por muitas etapas de inspeções manuais e complexas. Isso resulta em custos de tempo e mão-de-obra, especialmente nos processos de produção que envolvem a transformação de matéria prima (tecido técnico e resina) em materiais compósitos (downstream stage). Esta é a razão pela qual a indústria tem se esforçado por muitos anos para encontrar um processo de qualidade de controle automatizado para alcançar a produção de materiais compósitos com zero defeito. A SAERTEX, juntamente com seus parceiros, deu um passo importante no caminho para alcançar materiais com zero defeito.

“No âmbito dos tecidos técnicos, o SAERTEX® Smart Defect Control significa que um novo nível de garantia de qualidade foi atingido. A combinação inteligente de tecnologias de produção e digitalização com o nosso know-how de materiais nos levou a essa inovação ”, explica Dietmar Möcke, diretor de tecnologia da SAERTEX. “Empregamos o novo processo de controle de qualidade inteligente na fabricação de tecidos de carbono SAERTEX e atualmente somos capazes de identificar lacunas (gaps) maiores que 2 mm. Os resultados estão melhorando continuamente como resultado de nosso trabalho de pesquisa e desenvolvimento”, acrescenta Möcke. Assim como as lacunas entre os filamentos de fibra, outros defeitos também podem ser claramente identificados, como a homogeneidade de fios ou ondulações dentro de camadas internas do tecido multiaxial. É possível tomar medidas imediatas corretivas no processo de fabricação e no defeito detectado. “A qualidade confiável facilitada pelo Smart Defect Control possibilitará um avanço para os tecidos triaxiais e quadriaxiais em muitas aplicações de carbono. Eles podem ser uma alternativa atraente aos materiais biaxiais (de duas camadas) usados atualmente. Além disso, o Smart Defect Control não apenas nos ajuda a reagir rapidamente, mas também a agir – e, portanto, a melhorar continuamente nossa qualidade ”, continua Dietmar Möcke.

Com o uso de tecidos multiaxiais de múltiplas camadas, os clientes podem reduzir significativamente o tempo de manuseio e a drapeabilidade dos tecidos utilizados em seus moldes – e evitar defeitos. Os fabricantes de componentes também economizam tempo em suas próprias inspeções e processamento dos materiais de reforço de carbono – graças às áreas

defeituosas removidas ou marcadas pela SAERTEX. “Nosso cliente Airbus já emprega nossos materiais inspecionados utilizando o novo processo em produção em série. O feedback é muito positivo ”, comenta Christoph Geyer, diretor de vendas da SAERTEX. “Na JEC WORLD 2018 em Paris, um dos destaques que estamos exibindo é o SAERTEX Smart Defect Control. Com isso, certamente geraremos um grande interesse entre os usuários dos setores de aviação, tecnologia médica e automotivo ”.

Sobre a Saertex

Uma empresa familiar, a SAERTEX, com vendas de aproximadamente 350 milhões de euros (2017), é líder global no mercado de manufatura de tecidos multiaxiais industriais e materiais de núcleo para a fabricação de peças em materiais compósitos. Clientes nas indústrias de energia eólica, aviação, automotivo, esportes e náutico obtêm ganhos em leveza, estabilidade e resistência à corrosão graças aos materiais de reforço com fibras de vidro, carbono e aramida da SAERTEX. Particularmente nos setores de construção naval, transporte, óleo & gás e construção, a SAERTEX oferece suporte de engenharia para substituir o aço pelos compósitos – desde o cálculo e processo de desenvolvimento até a produção em série.

Com cerca de 1400 funcionários, 15 plantas de produção em cinco continentes, e uma ativa rede de vendas em mais de 50 países, o Grupo SAERTEX está focado em satisfazer as crescentes demandas globais para as soluções de alta tecnologia em CFRP (compósitos de fibra de carbono) e GFRP (compósitos de fibra de vidro).

Fonte: Saertex