Gelcoat para postes e cruzetas

Gelcoat para postes e cruzetas

Nova Scott (Serra, ES), uma joint venture entre a Scott Bader (Inglaterra) e a Andercol (Colômbia), participa deste crescente mercado de postes e cruzetas em compósitos com fibra de vidro (também conhecido como PRFV-plástico reforçado com fibra de vidro ou composites) e disponibiliza novas matérias-primas para atender às necessidades técnicas deste setor. Nos últimos anos, o interesse das concessionárias de energia elétrica por estes produtos tem sido crescente. Embora o preço seja mais elevado em relação aos postes fabricados em concreto ou madeira, suas vantagens em custo-benefício têm grande destaque:

  • Peso muito abaixo de seus concorrentes (aproximadamente 8 a 10 vezes inferior aos postes em concreto e 3 a 4 vezes em relação aos postes em madeira)
  • Vida útil cerca de 5 vezes maior que a dos postes em madeira e duas vezes maior que dos postes em concreto
  • Elevada imunidade à corrosão
  • Isolamento elétrico superior
  • Baixa manutenção
  • Diversidade de tamanhos e formas
  • Facilidade de transporte (devido ao seu baixo peso e dependendo da área de deslocamento, apenas duas pessoas podem ser suficientes para carregar um poste em composites, o que é uma grande vantagem em lugares de difícil acesso. Além disso, é possível realizar o transporte em veículos leves ou através de embarcações via reboque)
  • Melhor absorção de impacto (os postes em composites causam menor dano em caso de acidentes com veículos)
  • Aplicabilidade em diversos setores como transmissão, distribuição, iluminação, telecomunicação, etc.
  • Possibilidade de se produzir em diferentes cores a partir da utilização do gelcoat.

Para este mercado, a Nova Scott fornece atualmente a linha Gelic de gelcoats antichamas para aplicações mais exigentes, bem como gelcoats orto e iso com elevada resitência UV, sempre de acordo com as necessidades de seus clientes. Já a Novapol, empresa parceira do Grupo Andercol, disponibiliza a linha Cristalan 1847 e Cristalan 955 e 955/01 de resinas de alta elongação, excelentes para a produção dos postes via fillament winding (ou enrolamento filamentar) e cruzetas via pultrusão.

Nova Scott  e a Novapol mantêm seu foco em garantir que seus clientes recebam, no tempo estipulado, produtos de qualidade, diferenciados e com todo suporte técnico para que possam dar continuidade a esse mercado em crescente expansão.

Sobre a Nova Scott Especialidades

NovaScott é uma joint venture entre a Scott Bader e a Andercol, criada para introduzir uma ampla gama de especialidades no mercado brasileiro de compósitos. A Nova Scott fornece para diferentes regiões do país e via exportação, tendo como clientes e parceiros O-tek, Pincol e ASW.

Scott Bader foi fundada em 1921 e hoje é uma companhia química global com faturamento de US$300 milhões, com um quadro de 600 funcionários no âmbito mundial. É uma empresa comunitária, sem acionistas externos, com um compromisso forte de apoio aos seus clientes, empregados e ao ambiente. Tem participado ativamente na indústria dos composites, e é reconhecida amplamente por sua liderança em gelcoats, adesivos e soluções para a indústria náutica. Seus produtos são usados pelos principais fabricantes de barcos, pás eólicas e veículos de transporte.

Andercol é o negócio químico do Grupo Orbis, uma grupo empresarial de US$1 bilhão de faturamento, atuante nas indústrias de tintas, químicos, tubulações e comércio, com atividades nas Américas e com sede em Medellin na Colômbia. Tem fábricas na América do Sul, incluindo a Novapol no município de Serra, ES, líder do mercado de resinas de poliéster insaturado no Brasil.

 Fonte: Nova Scott/Novapol
www.novascott.com.br

Tel.: 55 27 3298-1100 ou 27 99653-0781
gilson.scaglia@novascott.com.br
rodrigo.briguelli@novascott.com.br
Jornalista responsável: Simone Martins Souza
11 2899-6363 R. 104