28 jun

Brasnox® DM50 é ideal para a aplicação em gelcoat

Catalisador da Polinox apresenta concentração de água inferior a 2,5% e é isento de glicol

Uma das aplicações mais desafiadoras para os catalisadores ou peróxidos de metil-etil-cetona (MEKP) acontece nos gelcoats. Híbridos de resinas e pigmentos que protegem e dão acabamento às peças de compósitos, os gelcoats sofrem importantes alterações no seu desempenho se o catalisador apresentar, por exemplo, elevada concentração de água. Defeitos como rugosidades e amarelecimento precoce do laminado, então, podem ser evitados com a adoção de catalisadores consagrados por décadas de uso bem-sucedido, caso do Brasnox® DM50, fabricado pela Polinox desde 1995.

Carro-chefe da empresa – em 2017, respondeu por 60% das vendas –, o Brasnox® DM50 apresenta concentração de água inferior a 2,5%, bem como baixos índices de peróxido de hidrogênio livre (inferiores a 2%). Também é isento de glicol, elemento que dificulta a detecção do excesso de água presente no catalisador.

“Essas características fizeram do produto uma referência quando o assunto é catalisador. Tanto é assim que o Brasnox® DM50 faz parte dos planos de laminação dos líderes de diversos segmentos de mercado, como transporte, construção civil, energia eólica e náutico”, comenta Sérgio Andrade, gerente industrial da Polinox.

Além do uso em gelcoats, o Brasnox® DM50 é indicado para a polimerização de resinas poliéster e éster-vinílicas, daí levando em conta todos os processos de fabricação – moldes abertos ou fechados. “É difícil não encontrar pelo menos uma bombona de Brasnox® DM50 nas fábricas dos principais transformadores de compósitos da América Latina”, observa Andrade.


Sobre a Polinox

Com fábrica em Itupeva (SP), a Polinox dispõe de capacidade para produzir 360 toneladas/mês dos catalisadores Brasnox®, Perbenzox® e Tecnox Super®, entre outros produtos. Ao todo, são mais de 40 tipos – MEKP, BPO, AAP, TBPB, CHP e blendas – indicados para as tecnologias de moldagem aberta e fechada de compósitos, do tradicional processo de spray-up usado na fabricação de caixas d´água e piscinas até a complexa infusão de cascos de embarcações e pás eólicas.

Hoje em dia, a Polinox atende a mais de duas mil empresas, entre elas, as líderes dos setores de construção, transporte, infraestrutura, corrosão e náutico. Fundada em 1960, a Polinox é a única empresa 100% brasileira do seu segmento a dispor de sistemas de gestão baseados em normas internacionais, como ISO 9001 e ISO 14001.

Em 2017, a Polinox foi eleita pela quinta vez Top of Mind da Indústria de Compósitos na categoria “Catalisadores”. Organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o Top of Mind é o principal prêmio do setor.

 

Para mais informações, acesse www.polinox.com.br

 

Fonte: SLEA Comunicação

Compartilhe

Deixe seu comentário