ALMACO lança novos cursos técnicos para o 2º semestre de 2018

ALMACO lança novos cursos técnicos para o 2º semestre de 2018

 

A Associação Latino – Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) lança dois novos módulos na sua grade de cursos de capacitação técnica para o 2º semestre de 2018. Os dois cursos terão uma carga horária de 16 horas e serão ministrado por Waldomiro Moreira, um dos maiores especialistas em compósitos e diretor da Global Composites. Veja abaixo as informações de cada módulo

 

1º)  Modelação e Ferramental – Moldes para Processamento Produtivo de Materiais Compósitos

 

– Data: 25 e 26 de setembro

 

Carga horária: 2 dias (16 horas com atividades de ensino teórico e prático)

 

– Propósito: Difundir as tecnologias atualizadas, métodos e parâmetros técnicos precisos para obtenção de modelos, moldes e ferramentas com qualidade e custo competitivo para moldagem de compósitos Termoplásticos, Termofixos e Elastômeros.

 

– Público Alvo: Estudantes de áreas técnicas, Profissionais voltados ao segmento de Design e Engenharia de Produto, Técnicos em Processos Plásticos, Oficinas de Reparos e preparação de veículos customizados “Tunning”, e de competição etc.

 

– Conteúdo  Programático:

– Introdução Materiais Compósitos Poliméricos Termoplásticos, Termofixos e Elastoméricos

-Conceito de Produto e Design  (Estudos de Funcionalidade, Ergonomia, Dimensionamento Estrutural etc)

-Ferramentas Computacionais e Métodos de Criação “3D” e “2D”

-Protótipos “Mock-up”

-Ensaios Mecânicos de Validação / Aprovação

-Apresentação de materiais para construção de modelos e ferramental produtivo (Temperatura Ambiente e Elevadas Temperaturas) como Desmoldantes, Gel Coats, Massas, Resinas, Compostos de moldagem Baixa Contração, Silicone Bi-Componente, Reforços de Fibras de Vidro, Ligas Metálicas etc.

-Técnicas de fabricação de Modelo Padrão (Madeira/ Gesso / Massas/ Espumas), e acabamentos

-Técnicas de fabricação de Ferramentas (Moldes) de produção – Processos abertos (Laminação Manual e A Pistola, Enrolamento Filamentar) e processos fechados (RTM com contra moldes rígidos e flexíveis “Pele de Silicone”, Infusão a Vácuo, Laminação Contínua “painéis e telhas” e moldagem a quente Compressão e Injeção Pultrusão, SMC e BMC.

-Estruturação de Moldes e Fabricacão de Berços e Gabaritos de Controle

-Técnicas de Manutenção e Reparo de Ferramental para moldagem de Compósitos.

 

No laboratório CETECOM atividades de construção de molde moldagem aberta laminação manual com sistema construtivo Baixa Contração

 

 

2º)  Fibras de Elevado Desempenho em Materiais Compósitos Avançados

 

– Data: 25 e 26 de outubro

 

Carga horária: 2 dias (16 horas com atividades de ensino teórico e prático)

 

– Propósito: Difundir as tecnologias de aplicações por meio das Fibras de Reforços de elevado desempenho a esforços mecânicos a exemplo das Fibras de Vidro de alto módulo “S” e “H, Fibras de Basalto, Fibras de Amidas Aromáticas Aramida e Fibras de Carbono.

 

– Público Alvo: Estudantes de áreas técnicas, Profissionais voltados ao segmento de Engenharia e Dimensionamento Estrutural de Produtos, Especialistas em Processos Plásticos, Oficinas de construção, reparos e preparação de veículos customizados “Tunning”, e de competição etc.

 

– Conteúdo  Programático:

– Introdução Materiais Compósitos Poliméricos Termoplásticos, Termofixos e Elastoméricos

– Apresentação de materiais de reforços e tabelas comparativas Custo/Desempenho

-Fibras de Vidro “E”

-Fibras de Vidro de elevado módulo de elasticidade “S” e ”H”

-Fibras de Basalto

-Fibras de Amidas Aromáticas “Aramidas” Kevlar® ,Twaron® etc.

-Fibras de Carbono de Módulos de Elasticidade elevados e intermediários

-Fibras Combinadas na forma de Tecidos, Fitas etc

-Ensaios Mecânicos de Validação / Aprovação

-Processos de Moldagem com Fibras de Reforços de elevado desempenho (Laminação Manual, “Prepegs” – Pré-Impregnados Termoplásticos e Termofixos, Saco de Vácuo Vacuum-Bag, Infusão a Vácuo, RTM (Moldagem por Transferência de Resina) e Compressão a Quente SMC – Composto de Moldagem e Prepregs Carbono / Termoplásticos Poliamida e Acrílico.

-Aplicações dos Reforços de Elevado Desempenho.

-Técnicas de Manutenção e Reparo de Ferramental para moldagem de Compósitos.

 

No laboratório CETECOM atividades de moldagem laminação manual, saco de vácuo vacum-bag e RTM Baixa Pressão com Fibras de Reforço de elevado desempenho (Vidro S, Aramida e Carbono) e Prensagem de Prepregs Termoplásticos Poliamida e Acrílico.

 

Para inscrições ou mais informações entre em contato conosco através do telefone (11) 3719-0098 ou pelo e-mail: marketing@almaco.org.br