27 out

ALMACO e IPT expandem parceria com a realização de cursos no LEL

A Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) firmaram um acordo que contempla a realização, em 2018, de uma série de cursos práticos no Núcleo de Estruturas Leves (LEL). Construído pelo IPT no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), o LEL é o único laboratório da América do Sul especializado em pesquisas aplicadas aos processos de fabricação de estruturas leves.

“A parceria com o IPT nos dará condições de oferecer treinamentos em um ambiente marcado pela tecnologia de ponta”, comenta Gilmar Lima, presidente da ALMACO. Entre os equipamentos instalados no LEL, destaque para as máquinas de deposição e laminação automática de fibras (fiber placement e tape laying) e uma prensa de moldagem por infusão de resina (resin transfer molding).

De acordo com Hugo Resende, diretor do LEL, os cursos ajudarão a disseminar os usos mais avançados dos compósitos, o que deve estimular o aumento da presença do material em projetos desenvolvidos no Brasil. “Serão oferecidos treinamentos de média complexidade e com foco em sessões práticas, de forma a permitir que as pessoas entendam as vantagens e dificuldades de se produzir peças de compósitos, inclusive utilizando equipamentos automáticos e materiais pré-impregnados”, afirma.

ALMACO e IPT são parceiros de longa data. Já desenvolveram, por exemplo, soluções para a reciclagem de compósitos e, em junho deste ano, assinaram um Termo de Cooperação (TC) para contribuir com o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, por meio do acesso a linhas de financiamento governamentais.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro –, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química associados à leveza. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d’água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, trens e aviões.

Fundada em 1981, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

Para mais informações, acesse www.almaco.org.br

 

Compartilhe

Comentários (1)

Porn Lover
novembro 20, 2017 Reply

Im impressed, I must say. Really rarely do I encounter a blog thats both educative and entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head. Your idea is outstanding; the issue is something that not enough people are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this in my search for something relating to this.

https://www.grillfuerst.de/dutch-oven.php

Deixe seu comentário