18 set

Polinox apoia evento sobre Fast RTM

Líder latino-americana em catalisadores, a Polinox patrocinou a palestra “Fast RTM, a evolução de um processo”, que aconteceu no dia 14/09, em São Paulo (SP). Apresentado por Jerome Raynal, executivo do conglomerado francês IS Group, o trabalho – uma iniciativa da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) – tinha como objetivo ampliar a divulgação dos compósitos junto às montadoras.

“A indústria automotiva é vital para a recuperação do nosso setor, daí porque decidimos apoiar essa ação da ALMACO”, comenta Roberto Pontifex, diretor da Polinox. Ano passado, as montadoras de veículos pesados e agrícolas, principalmente, ficaram em segundo lugar no ranking dos maiores consumidores de compósitos no Brasil, com 25% das 160 mil toneladas transformadas.

De acordo com Raynal, o Fast RTM possibilita a produção, em ciclos de 120 segundos, de peças estruturais e complexas de até 3 metros. “Por permitir a completa automatização dos processos de alta velocidade, o Fast RTM deve ser considerado o futuro do RTM”, afirma. A tecnologia garante índices de impregnação dos reforços mecânicos – fibras de vidro e carbono, por exemplo – mais rápidos do que os apresentados pelos sistemas convencionais de RTM. “Capôs, para-choques e tetos são alguns exemplos de peças que podem ser moldadas via Fast RTM”.

O Fast RTM foi desenvolvido por um pool de dez empresas globais, que contaram com o suporte do Instituto de Pesquisa e Tecnologia M2P. Este ano, a novidade conquistou o JEC Awards na categoria “Inovação”, a principal premiação da indústria global de compósitos.

Com fábrica em Itupeva (SP), a Polinox dispõe de capacidade para a produzir 360 toneladas/mês dos catalisadores Brasnox®, Perbenzox® e Tecnox Super®, entre outros produtos. Ao todo, são mais de 40 tipos – MEKP, BPO, AAP, TBPB, CHP e blendas – indicados para as tecnologias de moldagem aberta e fechada de compósitos, do tradicional processo de spray-up usado na fabricação de caixas d´água e piscinas até a complexa infusão de cascos de embarcações e pás eólicas.

Hoje em dia, a Polinox atende a mais de duas mil empresas, entre elas, as líderes dos setores de construção, transporte, infraestrutura, corrosão e náutico. Fundada em 1960, a Polinox é a única empresa 100% brasileira do seu segmento a dispor de sistemas de gestão baseados em normas internacionais, como ISO 9001 e ISO 14001.

Em 2016, a Polinox foi eleita pela quarta vez Top of Mind da Indústria de Compósitos na categoria “Catalisadores”. Organizado pela ALMACO, o Top of Mind é o principal prêmio do setor.

Para mais informações, acesse www.polinox.com.br

 

Fonte: SLEA Comunicação

 

Compartilhe

Deixe seu comentário