Resinas especiais e customização marcam a atuação da Ashland no setor de saneamento

Resinas especiais e customização marcam a atuação da Ashland no setor de saneamento

Produtos da empresa são empregados na fabricação de tubos, tanques e estações de tratamento

Estação de tratamento: equipamentos fabricados com resinas éster-vinílicas da Ashland

Unidade de negócios da Ashland especializada no setor de compósitos  um tipo de plástico de alto desempenho , a Ashland Performance Materials (APM  Araçariguama, SP) desenvolve uma série de resinas especiais para a fabricação de tubos, tanques e estações de tratamento, três das principais aplicações de compósitos no mercado de saneamento básico.
Em relação às tubulações, explica Evaldo Mota, gerente de contas da APM, as resinas  majoritariamente à base de poliéster  têm como principal característica a resiliência. São polímeros que garantem elevados índices de resistência à tração circunferencial e axial. Assim, possibilitam a fabricação de tubos tão resistentes quanto os de ferro ou concreto, mas com a vantagem de serem bem mais leves, o que reduz o custo de instalação e torna os compósitos ainda mais competitivos.
Para os tanques, além das resinas convencionais de poliéster, a Ashland fornece polímeros de alto alongamento. Essa característica permite a oblatação dos reservatórios, processo que consiste em ovalizar e acinturar as seções do tanque para que se consiga reduzir o seu diâmetro  assumem o formato semelhante ao do número oito. No local de instalação, as seções são redimensionadas e, de forma manual, laminadas umas sobre as outras.
Sem a flexibilidade típica das resinas de alto alongamento, o processo de oblatação não seria possível. Trata-se de uma saída muito interessante para o transporte de tanques cujos diâmetros ultrapassam 5 m, limite para o tráfego nas rodovias brasileiras, comenta Mota.
Já para as estações de tratamento de água e esgoto (ETA/ETE), quando os equipamentos ficam em contato com produtos corrosivos, a exemplo de ácido sulfúrico e peróxidos, a Ashland fornece uma ampla gama de resinas éster-vinílicas. Contam com um largo histórico de aplicações bem-sucedidas em ambientes bastante desafiadores, com excelente desempenho e baixíssima necessidade de manutenção.
Outro diferencial da APM nesse segmento é a possibilidade de customizar as resinas de acordo com os processos utilizados pelos transformadores de compósitos. Dispomos de produtos ajustados para trabalhar em todos os equipamentos de fabricação de tubos e tanques que operam no Brasil. Mas, caso o cliente apresente uma necessidade particular, contamos com estrutura local para desenvolver o produto mais adequado à sua demanda.

Painel de Saneamento Básico

A APM é uma das patrocinadoras do Painel de Saneamento Básico, evento que acontece no próximo dia 30, na sede da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP). Promovido pela Artsim, empresa que organiza a Feira Internacional de Composites e Plásticos de Engenharia (FEIPLAR), o painel contará com palestras e discussões a respeito da utilização de equipamentos de compósitos na distribuição de água e captação de esgoto. Inscrições pelo site www.tecnologiademateriais.com.br
Nos últimos três anos, a APM foi eleita a empresa Top of Mind da Indústria de Compósitos nas categorias Resina Poliéster e Resina Éster-Vinílica. Promovido pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o Top of Mind é o principal prêmio do setor.
A Ashland Global Holdings Inc. (NYSE: ASH) é uma empresa especializada no desenvolvimento de especialidades químicas para uma ampla gama de indústrias, como a de adesivos, revestimentos arquitetônicos, automotivo, construção, energia, alimentos e bebidas, cuidados pessoais e farmacêutica. Para mais informações, acesse www.ashland.com

® Registered trademark, Ashland or its subsidiaries, registered in various countries
” Trademark, Ashland or its subsidiaries, registered in various countries

Fonte: SLEA Comunicação